Tarefa Semanal I Ano 04 de Literatura III Bimestre de 2012

Olá, pessoal!

 

Ai está a quarta tarefa semanal deste III Bimestre. Vocês deverão entregá-la até o dia 03/09/2012 (segunda-feira). Não se esqueçam de que a realização de todas as tarefas do bimestre poderá valer um ponto em sua nota bimestral.

 

Bons estudos,

Antonio Henrique.

 

MODO DE FAZER:

 

1) Todas as tarefas serão compostas por 4 questões semanais: duas dissertativas e duas alternativas. Cada tarefa vale 0,20 (cada questão vale 0,05). Assim, o aluno poderá somar 1,0 ponto em sua média.

2) As questões alternativas devem ser justificadas, em virtude disso, o aluno deverá explicar em cada alternativa o que está correto e o que não está.

3) O prazo de entrega deve ser exatamente de uma semana após a postagem da lista de exercícios.

 

1. (Uftm 2012) Leia o texto abaixo e responda:

 

E dizem que rola um texto na internet com minha assinatura baixando o pau no “Big Brother Brasil”.

Não fui eu que escrevi.

Não poderia escrever nada sobre o “Big Brother Brasil”, a favor ou contra, porque sou um dos três ou quatro brasileiros que nunca o acompanharam.

O pouco que vi do programa, de passagem, zapeando entre canais, só me deixou perplexo: o que, afinal, atraía tanto as pessoas – além do voyeurismo* natural da espécie – numa jaula de gente em exibição?

Também me dizem que, além de textos meus que nunca escrevi, agora frequento a internet com um Twitter.

Aviso: não tenho tuiter, não recebo tuiter, não sei o que é tuiter.

E desautorizo qualquer frase de tuiter atribuída a mim a não ser que ela seja absolutamente genial. Brincadeira, mas já fui obrigado a aceitar a autoria de mais de um texto apócrifo (e agradecer o elogio) para não causar desgosto, ou até revolta. Como a daquela senhora que reagiu com indignação quando eu inventei de dizer que um texto que ela lera não era meu:

— É sim.

— Não, eu acho que…

— É sim senhor!

Concordei que era, para não apanhar. O curioso, e o assustador, é que, em textos de outros com sua assinatura e em tuiters falsos, você passa a ter uma vida paralela dentro das fronteiras infinitas da internet.

É outro você, um fantasma eletrônico com opiniões próprias, muitas vezes antagônicas, sobre o qual você não tem nenhum controle,

— Olha, adorei o que você escreveu sobre o “Big Brother”. É isso aí!

— Não fui eu que…

— Foi sim!

 

(Luiz Fernando Veríssimo, http://oglobo.globo.com, 30.01.2011. Adaptado.)

 

* voyeurismo: forma de curiosidade mórbida com relação ao que é privativo, privado ou íntimo.

 

 

a) O que o contraste das grafias Twitter e tuiter, em destaque no texto, revela sobre o ponto de vista do autor acerca desse meio de comunicação virtual?

 

b) É correto afirmar que o autor reage com bom humor e resignação diante do fato de lhe atribuírem a autoria de textos que não escreveu? Justifique, transcrevendo e comentando um ou mais trechos do texto.

 

2. (Fuvest 2008)      O AUTOCLISMO DA RETRETE

 

RIO DE JANEIRO – Em 1973, fui trabalhar numa revista brasileira editada em Lisboa. Logo no primeiro dia, tive uma amostra das deliciosas diferenças que nos separavam, a nós e aos portugueses, em matéria de língua. Houve um problema no banheiro da redação e eu disse à secretária: “Isabel, por favor, chame o bombeiro para consertar a descarga da privada.” Isabel franziu a testa e só entendeu as quatro primeiras palavras. Pelo visto, eu estava lhe pedindo que chamasse a Banda do Corpo de Bombeiros para dar um concerto particular de marchas e dobrados na redação. Por sorte, um colega brasileiro, em Lisboa havia algum tempo e já escolado nos meandros da língua, traduziu o recado: “Isabel, chame o canalizador para reparar o autoclismo da retrete.” E só então o belo rosto de Isabel se iluminou. Ruy Castro, “Folha de S.Paulo”.

 

a) Em São Paulo, entende-se por “encanador” o que no Rio de Janeiro se entende por “bombeiro” e, em Lisboa, por “canalizador”. Isto permitiria afirmar que, em algum desses lugares, ocorre um uso equivocado da língua portuguesa? Justifique sua resposta.

 

b) Uma reforma que viesse a uniformizar a ortografia da língua portuguesa em todos os países que a utilizam evitaria o problema de comunicação ocorrido entre o jornalista e a secretária. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

 

3. (Insper 2011)  Levando em conta as informações do primeiro quadrinho, identifique a alternativa que apresenta a palavra que também sofreu alterações na acentuação gráfica devido à regra mencionada.

 

a) plateia

b) heroico

c) gratuito

d) baiuca

e) caiu

 

5. (Uftm 2012)  Leia a tira de Laerte Coutinho.

Assinale a alternativa cujos termos completam, correta e respectivamente, as lacunas.

a) meço … comprimento … meço

b) meço … cumprimento … meço

c) mesço … comprimento … mesço

d) messo … cumprimento … messo

e) messo … comprimento … messo

 

Deixe um comentário

