Tarefa Semanal I Ano 04 de Gramática III Bimestre de 2012

Olá, pessoal!

 

Ai está a quarta tarefa semanal deste III Bimestre. Vocês deverão entregá-la até o dia 03/09/2012 (segunda-feira). Não se esqueçam de que a realização de todas as tarefas do bimestre poderá valer um ponto em sua nota bimestral.

 

Bons estudos,

Antonio Henrique.

MODO DE FAZER:

 

1) Todas as tarefas serão compostas por 4 questões semanais: duas dissertativas e duas alternativas. Cada tarefa vale 0,20 (cada questão vale 0,05). Assim, o aluno poderá somar 1,0 ponto em sua média.

2) As questões alternativas devem ser justificadas, em virtude disso, o aluno deverá explicar em cada alternativa o que está correto e o que não está.

3) O prazo de entrega deve ser exatamente de uma semana após a postagem da lista de exercícios.

 

Leia o trecho abaixo e responda:

 

“Eram dois, ele e ela, ambos na flor da beleza e da mocidade. O viço da saúde rebentava-lhes no encarnado das faces, mais aveludadas que a açucena escarlate recém aberta ali com os orvalhos da noite. No fresco sorriso dos lábios, como nos olhos límpidos e brilhantes, brotava-lhes a seiva d’alma”.

 

1) Uma das principais características da prosa romântica regionalista de Alencar, como se pode observar acima, é:

 

a) Apresentar o amor entre jovens no meio do campo

b) Mostrar a beleza da natureza em contraste com a cidade

c) Apresentar a paisagem maravilhosa do interior do Rio de Janeiro

d) Descrever seus personagens, comparando-lhes a elementos da natureza

e) Apresentar a paixão que seus personagens têm pela natureza.

 

Leia o texto abaixo e responda:

 

“Contradição viva, seu gênio é o ser e o não ser. Busquem nela a graça da moça e encontrarão o estouvamento do menino; porém mal se apercebam da ilusão, que já a imagem da mulher despontará em toda sua esplêndida fascinação. O paradoxo banal do anjo-demônio torna-se realidade nela, em quem se cambiam no sorriso ou no olhar a serenidade celeste com os fulvos lampejos da paixão, à semelhança do firmamento onde ao radiante matiz da aurora sucedem os fulgores sinistros da procela”.

 

2) No trecho acima, temos a descrição do temperamento e comportamento de Berta, principal personagem do livro de Alencar, como se pode notar, o autor utilizou duas figuras de linguagem para compô-la. Estas figuras são:

 

a) Prosopopeia e Metonímia

b) Hipérbole e Metáfora

c) Antítese e Prosopopeia

d) Metonímia e Hipérbole

e) Metáfora e Antítese

 

3) Victor Hugo, autor francês, escreveu que uma das principais características do romantismo é aproximar os opostos, isto é, tentar reunir o sublime e grotesco. Isso significa que os personagens românticos, geralmente, vão alternando durante o romance seu comportamento, ora praticando atitudes heroicas, ora praticando atitudes desprezíveis. No romance Til, temos dois personagens que demonstram bem essa relação entre sublime e o grotesco. Desse modo, aponte um deles e cite uma atitude sublime e uma atitude grotesca que ele tenha praticado.

 

Leia o texto abaixo e responda:

 

Quando o sol escondeu-se além, na cúpula da floresta, Berta ergueu-se ao doce lume do crepúsculo, e com os olhos engolfados na primeira estrela, rezou a ave-maria, que repetiam, ajoelhados a seus pés, o idiota, a louca e o facínora remido.

Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.

Era a flor da caridade, alma sóror.

 

4) Um das principais características do Romantismo é a idealização dos personagens. No romance Til, a personagem idealizada é Berta. Além da beleza da física, Berta é carregada de bons sentimentos. Por meio da leitura do trecho acima, percebemos que a protagonista auxilia todos aqueles que vivem na miséria. Desse modo,

 

a) Apresente resumidamente a história de Zana.

 

b) Apresente resumidamente a história de Brás.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: