Tarefa Semanal I Ano I Bimestre 04 e 05

 

Olá, pessoal!

 

Aí estão as últimas tarefas deste bimestre. Vocês deverão entregá-las até o dia 02/04/2012 (segunda-feira). Em virtude das recuperações iniciarem no dia 10/04/12, vocês deverão entregar as duas de uma vez. Não se esqueçam que a realização de todas as tarefas do bimestre poderá valer um ponto em sua nota bimestral.

 

Até mais,

Antonio Henrique.

 

 TAREFA 4

MODO DE FAZER:

 

1) Todas as tarefas serão compostas por 4 questões semanais: duas dissertativas e duas alternativas. Cada tarefa vale 0,20 (cada questão vale 0,05). Assim, o aluno poderá somar 1,0 ponto em sua média.

2) As questões alternativas devem ser justificadas, em virtude disso, o aluno deverá explicar em cada alternativa o que está correto e o que não está.

3) O prazo de entrega deve ser exatamente de uma semana após a postagem da lista de exercícios.

 

1. (UNESP-2010, adaptada) Leia este texto:

 

O ano nem sempre foi como nós o conhecemos agora. Por exemplo: no antigo calendário romano, abril era o segundo mês do ano. E na França, até meados do século XVI, abril era o primeiro mês. Como havia o hábito de dar presentes no começo de cada ano, o primeiro dia de abril era, para os franceses da época, o que o Natal é para nós hoje, um dia de alegrias, salvo para quem ganhava meias ou uma água-de-colônia barata. Com a introdução do calendário gregoriano, no século XVI, primeiro de janeiro passou a ser o primeiro dia do ano e, portanto, o dia dos presentes. E primeiro de abril passou ser um falso Natal – o dia de não se ganhar mais nada. Por extensão, o dia de ser iludido. Por extensão, o Dia da Mentira.

Luís F. Veríssimo, As mentiras que os homens contam. Adaptado.

 

a) Tendo em vista o contexto, é correto afirmar que o trecho “meias ou uma água-de-colônia barata” deve ser entendido apenas em seu sentido literal, concreto? Justifique sua resposta.

 

b) Reescreva o trecho a seguir, passando a palavra destacada para o plural: “…salvo para quem ganhava meias ou uma água-de-colônia barata.

 

Leia as informações para responder à questão 2:

 

Durante a Copa do Mundo, foi veiculada, em programa esportivo de uma emissora de TV, a notícia de que um apostador inglês acertou o resultado de uma partida porque seguiu os prognósticos de seu burro de estimação. Um dos comentaristas fez, então, a seguinte observação:

 

Já vi muito comentarista burro, mas burro comentarista é a primeira vez.

 

2) Percebe-se que a classe gramatical das palavras se altera em função da ordem que elas assumem na expressão. Dê a classe gramatical e o significado das palavras destacadas.

 

3) O cartaz abaixo foi produzido na época de Lampeão.

Sabe-se que certas classes de palavras podem ser empregadas com o objetivo de estabelecer juízos de valor. No cartaz em questão, as classes gramaticais responsáveis por isso são:

a) substantivo e advérbio.

b) adjetivo e advérbio.

c) preposição e adjetivo.

d) preposição e substantivo.

e) adjetivo e substantivo.

 

4) Leia o texto a seguir.

O GRANDE DESASTRE AÉREO DE ONTEM

Para Portinari

Vejo sangue no ar, vejo o piloto que levava uma flor para a noiva, abraçado com a hélice. E o violinista em que a morte acentuou a palidez, despenhar-se com sua cabeleira negra e seu estradivárius (sic.). Há mãos e pernas de dançarinas arremessadas na explosão. Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor. Vejo sangue no ar, vejo chuva de sangue caindo nas nuvens batizadas pelo sangue dos poetas mártires. Vejo a nadadora belíssima, no seu último salto de banhista, mais rápida porque vem sem vida. Vejo três meninas caindo rápidas, enfunadas, como se dançassem ainda. E veio a louca abraçada ao ramalhete de rosas que ela pensou ser o paraquedas, e a prima-dona com a longa cauda de lantejoulas riscando o céu como um cometa. E o sino que ia para uma capela do oeste, vir dobrando finados pelos pobres mortos. Presumo que a moça adormecida na cabine ainda vem dormindo, tão tranquila e cega! Ó amigos, o paralítico vem com extrema rapidez, vem como uma estrela cadente, vem com as pernas do vento. Chove sangue sobre as nuvens de Deus. E há poetas míopes que pensam que é o arrebol. Jorge de Lima.

 

Um bom índice do comportamento da personagem nomeada como “louca” encontra-se no fato de que ela:

a) risca o céu “como um cometa”.

b) mergulha no ar como uma esportista olímpica.

c) dança enquanto cai.

d) permanece dormindo durante a queda.

e) confunde as flores com um paraquedas.

 

 TAREFA 5

 

MODO DE FAZER:

 

1) Todas as tarefas serão compostas por 4 questões semanais: duas dissertativas e duas alternativas. Cada tarefa vale 0,20 (cada questão vale 0,05). Assim, o aluno poderá somar 1,0 ponto em sua média.

2) As questões alternativas devem ser justificadas, em virtude disso, o aluno deverá explicar em cada alternativa o que está correto e o que não está.

3) O prazo de entrega deve ser exatamente de uma semana após a postagem da lista de exercícios.

 

Leia o texto a seguir para responder às questões seguintes:.

 

Os sobreviventes

 

Um dos passatempos de seis estudantes de oceanografia da Universidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, era percorrer as praias brasileiras para estudar os animais marinhos. Numa viagem ao Atol das Rocas, uma cena os chocou: dezenas de pescadores matavam tartarugas fêmeas que estavam ali para a desova. Depois de tentarem, em vão, impedir o massacre, eles resolveram agir. Tanto fizeram que foram chamados para o recém-criado Programa Nacional de Conservação Marinha, do governo federal. O projeto, criado nos anos 80, se desdobrou em outras iniciativas para preservar o peixe-boi, a jubarte e ainda as tartarugas marinhas.

[…] Nas vinte bases instaladas em oito estados, os filhotes são marcados para serem rastreados via satélite, para que os cientistas acompanhem seu desenvolvimento. No primeiro ano do projeto, duas mil tartarugas chegaram ao mar. Hoje, cerca de 650 mil por ano completam o trajeto. Até janeiro, a meta é chegar a sete milhões de filhotes a salvo, pelo menos dos caçadores humanos. O trabalho virou referência e será tema de um documentário exibido pelo canal National Geographic Channel. Outros quatro documentários também vão ganhar as telas e serão dedicados à onça-pintada, ao lobo-guará, ao muriqui e ao peixe-boi.

(PINO, Cláudia. Os sobreviventes, Isto é, São Paulo, dez. 2004)

 

1) Releia o texto e responda:

 

a) Observe a palavra passatempos retirada do texto. No nível morfológico de análise, como essa palavra é classificada?

 

b) Analise o substantivo estudantes empregado no texto. Como se indica o gênero feminino dessa palavra? O que você conclui quanto à flexão de gênero desse vocábulo? Cite outros exemplos que apresentem o mesmo comportamento de flexão.

 

2) Observe o trecho:

 

a) “Numa viagem ao Atol das Rocas, uma cena os chocou: dezenas de pescadores matavam tartarugas fêmeas que estavam ali para a desova”. Explique como foi feita a flexão de gênero do substantivo “tartarugas”?

 

b) No texto, há alguns substantivos compostos como: onça-pintada, peixe-boi, lobo-guará. Flexione-os no plural.

 

4) (PUC-SP) Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos: flor-de-cuba; beija-flor; boia-fria; peixe-espada.

 

a. flores-de-cubas; beija-flores; boias-fria; peixes-espadas.

b. flores-de-cuba; beija-flores; boias-frias; peixes-espada.

c. flor-de-cubas; beijas-flor; boia-frias; peixe-espadas.

d. flor-de-cuba; beijas-flores; boias-fria; peixes-espada.

e. flors-de-cuba; beijas-flores; boia-frias; peixe-espadas.

 

5) (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:

a. “Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio.”

b. “Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos.”

c. “Pediu-me com voz baixa cinquenta mil réis.”

d. “Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras…”

e. “Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrúpulos não se apoderassem do que era delas.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: