Tarefa semanal de Gramática 01

Olá, pessoal!

 

Conforme avisei, aí está a primeira tarefa de Gramática do I Bimestre. Lembrem-se de que vocês devem entregá-la até 09 de março de 2012 (sexta-feira).

 

Até mais,

Antonio Henrique.

 

 

MODO DE FAZER:

 

1) Todas as tarefas serão compostas por 4 questões semanais: duas dissertativas e duas alternativas. Cada tarefa vale 0,20 (cada questão vale 0,05). Assim, o aluno poderá somar 1,0 ponto em sua média.

2) As questões alternativas devem ser justificadas, em virtude disso, o aluno deverá explicar em cada alternativa o que está correto e o que não está.

3) O prazo de entrega deve ser exatamente de uma semana após a postagem da lista de exercícios.

 

Leia o trecho da canção “Criança não trabalha” e responda ao que se pede:

 

 

Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor,

gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata,

baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão,

pega-pega, papel, papelão

 

Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha…

 

 

1) Faça uma análise da acentuação de todas as palavras do trecho acima, explicando a razão do acento ou a ausência do mesmo.

 

2) Faça a separação silábica das palavras do primeiro ao quarto verso da canção.

 

3) O texto a seguir foi extraído de um site da internet, o anunciante é a Fundação Abrinq, instituição  sem fins lucrativos, criada em 1990 com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência.

Sobre o texto, é possível afirmar que:

a) o emprego da exclamação torna a frase irônica e divertida.

b) o fato de ser uma criança na posição de professora visa a criticar o excesso de responsabilidade dado hoje

em dia às crianças.

c) a expressão de felicidade da criança e o fato de o anúncio dirigir-se ao leitor é um elemento de criatividade

do anunciante.

d) o fato de ser um anúncio que usa o universo escolar como tema visa a enfatizar a necessidade de se melhorar a educação no país.

e) há o emprego de mais de uma linguagem na passagem “Dia12 + das crianças = Brinquedos2”.

 

Leia o texto a seguir:

 

Cada vez mais as empresas têm buscado pessoas que saibam trabalhar em equipe de modo que, juntos, possam alcançar melhor os objetivos da empresa. Nessa situação, todos têm funções, cada um com sua importância, desde o presidente, diretores e/ou gerentes – que tem de tomar decisões administrativas – até os funcionários – que vão operacionalizar as estratégias desenvolvidas, incluindo também os funcionários de limpeza, manutenção e infraestrutura, que dão o suporte para que todos executem o seu melhor. Cada um tendo sua função, o que não significa que um não exerça influência ou ajude na função do outro. Pelo contrário, cada vez mais se procuram pessoas que saibam fazer bem a sua função, mas que possam auxiliar em outras. Nos esportes coletivos, também é necessário se trabalhar em equipe para facilitar o sucesso na prática esportiva. Cada atleta também tem sua função, algumas com níveis diferentes de hierarquia como a relação técnico/professor – atleta/aluno e outras em que não há essa diferença, por exemplo, entre os atletas/alunos. Dentro da quadra/campo cada jogador/aluno tem a sua função (goleiro, atacante, levantador, etc.), mas um deve entender a função do outro e conseguir auxiliar quando o outro necessita.

 

4) A mensagem implícita do texto é de que:

a) tanto no mundo corporativo/empresarial como no mundo esportivo, há uma tendência a se valorizar mais o trabalho em equipe e o objetivo do grupo do que o trabalho e o interesse individuais.

b) o mundo corporativo é tão competitivo como o mundo esportivo, devendo o executivo adotar técnicas de treinamento usadas por atletas.

c) os funcionários da limpeza e manutenção têm um trabalho menos exigente e, por isso, devem ajudar os funcionários de outras áreas mais sobrecarregadas.

d) os funcionários de uma grande corporação exercem muita influência no trabalho do outro, de modo que suas funções não ficam claras, diferentemente do que acontece no esporte.

e) não há mais relação de hierarquia nas quadras e nas empresas, de modo que a tendência é que as funções se conjuguem e que todos saibam exercer todas as funções da modalidade esportiva/empresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: